O NOME JÁ DIZ TUDO. UM ESPAÇO RESERVADO PARA AQUELES QUE MANTÉM VIVA A SUA HETEROSSEXUALIDADE, NUM MUNDO ONDE ISTO PARECE CADA VEZ MAIS ANTIQUADO E DISTANTE. NÃO SE TRATA DE UM BLOG HOMOFÓBICO, MAS DE UMA EXPRESSÃO CADA VEZ MAIS REPRIMIDA DESTE SEGUIMENTO DA SOCIEDADE. AFINAL, ONDE ESTÃO OS HETEROS? SE VOCÊ TEM ORGULHO DE SER UM, ENTÃO, JUNTE-SE A NÓS!

QUESTIONÁRIO DO HÉTERO

1-DOS ÍTENS CITADOS ABAIXO, VOCÊ PREFERE:
a) costela assada. b) sushi
a) carro Maveric V8 b) Citroen C3
a) qualquer cerveja gelada b) champagne
a) filme Duro de Matar b) Lagoa Azul
a) Mulher Samambaia b) Bella do Crepúsculo
a) Metálica b) Restart
a) banho frio b) sauna com hidromassagen
a) futebol b) ginástica
a) cueca Zorba b) cueca Calvin Klein
a) Chuck Noris b) Edward do Crepúsculo

Se todas as suas respostas foram "a)", parabéns, você é hétero e este blog é pra você.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ONDE ESTÃO OS HERÓIS?? A FALTA DE EXEMPLOS PODE GERAR PESSOAS COVARDES??







ONDE ESTÃO OS HERÓIS?

Onde estão os heróis? Não, não é uma pergunta idiota. Posso até ser chamado de louco, mas não de idiota. Louco, ou excêntrico, sei lá. Mas aqui vai uma opinião sobre uma observação que há muito estou fazendo. A observação é: onde estão os heróis? Seria a falta deles a justificativa de um mundo tão covarde?
Pode ser uma teoria da conspiração. Mas espero que você entenda como uma observação. Uma opinião. Na verdade, nem espero que você entenda, mas, se entender e, acima de tudo, concordar, ficarei muito, mas muito feliz por não ser somente eu o louco, ou o excêntrico.
Tenho quase 30 anos. Não sou velho, não sou novo. Na verdade não sei onde me enquadro, mas não vem ao caso. O que quero dizer é que se você tem mais ou menos essa idade, deve ter crescido, assim como eu, lendo gibis e desenhos animados como Caverna do Dragão, Liga da Justiça, He-Man. Então vamos lá. Desenhos que não serviam apenas para animar, mas que, numa profunda avaliação, serviam como inspiração para nós. Os heróis daquela época lutavam pela paz no mundo, salvar o mundo, lutavam pela justiça. Quer exemplo maior que Superman? Símbolo máximo de força, coragem, ideal? Batman, como uma busca extrema por justiça, luta contra bandidos, querendo a todo custo salvar sua cidade. Caverna do Dragão, então, é um clássico. Um grupo de amigos que ansiava voltar para casa e, a cada episódio, sempre surgia uma chance, porém, nenhum deles voltava pois sempre algum tinha algum problema e tinha que ficar. Uma mostra inigualável de amizade.
Enfim, uma serie de exemplos. Porém hoje, onde estão os heróis? O que aprende uma criança de 8-10 anos? Quais os novos heróis? Onde ela pode se espelhar? Vou fazer uma rápida lista do que temos hoje. O que significa o tal do Ben-10? Um garotinho com um relógio e tals. Um pouco antes, então, o Pokémon! O que que é isso? Um garoto que de herói não tem nada, caça uns animaizinhos com poderes e, ainda por cima, os faz lutar uns contra os outros. Na minha concepção, isso soa como um estímulo a rinhas de galo, ou de cachorros. E o pior de tudo é que não tem sentido nenhum. Agora vamos mais longe, meus heróis eram o Superman, He-Man, símbolos de masculinidade e honra, e que tinham que lutar para melhorar o mundo. Exemplos perfeitos. Hoje, o maior herói que existe é..... pasmem, é verdade.... o Edward do crepúsculo.
Sim, não tem nada de novo por aí. O que tem são heróis antigos aparecendo em filmes novos, mas tudo da minha época ou antes. Hoje, para as crianças e adolescentes do mundo todo, temos o crepúsculo, com seu Edward. Onde seu maior dilema não é ser um exemplo de luta do bem contra o mal, mas sim ...”oh, mordo a Bella ou não mordo?? Mas, e se o Jacob não gostar???” Queria ver o Blade dar uma sova de laço, uma camaçada de pau nele, deitado e com a mão esquerda, que é pra dar alguma chance dele se defender.
Nem vou falar do Harry Poter, um abobadinho com uma varetinha na mão. Imagino o que Gandalf faria com ele.
Mais um exemplo, alguém ai viu o Ladrão de Raios? To perguntando pra você que é bem mais velho do que eu? Sim, porque se você viu, ou melhor, agüentou assistir até o final do filme (parabéns, pois eu não consegui), não se lembrou de Fúria de Titans? Não pensou que o Ladrão de Raios não passa de um plágio ridículo do antigo Fúria de Titans? Na verdade, uma espécie de Fúria de Titans com os personagens de malhação.
Seria por isso, por essa total falta de exemplos, que o mundo está se tornando tão diferente? Não sei dizer se para melhor ou pior. (na verdade é pra pior, mas vou deixar você perceber isso). Sim, essa total falta de exemplos poderia ser responsável pela piora do mundo. Vamos pensar, agora, mais longe ainda. Vamos para a política.
Lembra do Collor? Não? Se você tem a minha idade lembra, sim. Se não tem, vou te explicar. O Collor foi o presidente do impeachment. Foi retirado do governo como bode expiatório. (não vem ao caso explicar isso tudo, pois senão este texto fica grande demais). Ele teve um monte de acusações de corrupção e foi retirado, sim. Na ocasião, surgiu um grupo de jovens intitulados caras-pintadas. Jovens que lutaram por justiça, em retirar um governo corrupto. (certos ou não, também não vem ao caso. Se foram levados a fazer isso, ou por espontânea vontade, também não vem ao caso). O que importa é que eram jovens que lutaram por um ideal. E muitos anos antes deles, quantos lutaram e misteriosamente sumiram ou morreram nos períodos de ditadura?
Agora eu pergunto, quem, hoje, ou qual grupo, hoje, faria isso? Nesse governo onde foi revelado o maior escândalo de corrupção deste pais, provavelmente desde a época do descobrimento? Que grupo pintaria a cara? Já sei, os EMOS???? Não existe nenhum grupo. Pelo contrário, além dos jovens não falarem nada, ainda aprovam com inimagináveis quase 90% de aprovação em pesquisas governamentais sobre a satisfação do eleitor.
Vamos mudar de assunto, pra não gerar polêmica. E esse aumento absurdo da violência no país? Não seria pelo fato de nós não nos revoltarmos? E o abuso de autoridade da polícia? E a falta de autoridade deles perante os bandidos, que tem as leis ao lado deles e não ao nosso lado? (lei, eu não sei bem se você, mais jovem do que eu, sabe o que é isso, procura no Google aí).
Vamos baixar um pouco, então. Bandas musicais de sucesso. Restart??? Alguém aqui pode me dizer alguma banda nova que se equipare em pelo menos 0,5% aos Stones? Ao Guns?
A falta de exemplos pode, sim, ter gerado a falta de respeitos dos alunos com os professores.  Na minha época, com certeza, se um professor gritasse, alem de ouvir no colégio, eu ouvia em casa. (Faz isso com alguém hoje, se você aí é professor). É possível que tome um tiro do aluno e ainda se incomode com os pais dele.
Mais um detalhe. Eu, como médico, ainda arrisco em dizer mais uma coisa. Noto, a cada ano, um aumento astronômico de consultas ou sintomas relacionados a depressão. Existem estudos que afirmam que a depressão até 2020 vai ser a segunda maior doença no mundo, perdendo apenas para cardiopatias. Claro, num mundo sem exemplos, onde nos limitamos a covardia, como não ser depressivo? Volta uns anos no tempo, na época do seu avô. Pergunta pra ele se existia alguém depressivo conhecido dele, de quando ele era jovem. Com certeza tinha, mas com certeza esse alguém não se entregava pra qualquer coisa. Ou trabalhava, plantava, ou morria de fome. Hoje se o patrão “fala” com o empregado, já é motivo pro INSS “encostar” essa pessoa, por ansiedade ou depressão.
Agora, sim, você pode me chamar de louco. Mas tenho certeza que o mundo está ficando pior e mais covarde. Com essa total falta de exemplos de virtude, que nós mesmos permitimos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário